sábado, 20 de março de 2010

óleo de oliva.com/the end

Difícil parar de falar de azeite extravirgem e azeites em geral, dada a versatilidade deste óleo e o sabor especial que adiciona aos alimentos. Além do valor agregado: saúde!

Como existe muita pesquisa e informação a repassar aqui, vou abordando um pouco de tudo e, se alguém quiser saber mais, solicite. O prazer é todo meu.

Vivo atenta às sicronicidades em minha vida. Interessante: esta semana estava na casa de uma amiga e havia uma Bíblia aberta no balcão... da cozinha! Curiosa, fui ler a página e encontrei a parábola do bom samaritano, que usou azeite para curar as feridas de um homem que fora assaltado e abandonado. Mais uma: no consultório de minha terapeuta, peguei, ao acaso - será? - uma revista Veja de 3 de março deste ano e havia também uma matéria curtinha sobre o azeite e seus outros usos. É assim: estou empenhada em um projeto e as notícias vão chegando.

Sabe-se que os mais diversos povos vêm usando esse óleo maravilhoso há milênios para as mais variadas finalidades. Substância completa, graças aos polifenóis, o azeite era considerado como um líquido múltiplo e milagroso. Suas propriedades medicinais faziam dele remédio para as feridas dos guerreiros e doentes - bem mais tarde, descobriu-se que a azeitona tem o mesmo princípio ativo da aspirina, daí o seu efeito analgésico. Utilizado também como combustível, alimentava as lamparinas e fazia parte de rituais religiosos, simbolizando a preservação dos dons divinos. Espanha, Grécia e parte da Itália elegeram o azeite puro de oliva para simbolizar a fartura. Quer abundância maior do que uma vida longa e saudável? Antigamente, nesses países, havia o costume de iniciar o dia tomando um cálice de extravirgem para a manutenção da saúde perfeita. Muitos séculos antes da passagem do Cristo sobre o planeta, a costa da Espanha já era coberta por oliveiras. E até os dias de hoje os espanhóis são os maiores produtores mundiais da azeitona, matéria-prima para a fabricação do azeite.

Óleo de oliva, por si só, já é uma preciosidade. Em saladas, no preparo de molhos, acompanhando massas, ele torna tudo mais saboroso, digestivo e perfumado. Assim como fiz com o vinagre, vou sugerir aqui duas receitinhas simples de azeite temperado - há muitas mais! - para você experimentar, inclusive, no pão nosso de cada dia. São receitas encontradas no site cybercook, que já testei e aprovei. Ambas pertencem à culinária francesa. Minha sugestão: escolha um recipiente de vidro bonito, porém escuro, para preservar os polifenóis. Esterelize com cuidado, lavando e escaldando com água fervente. Escorra bem.

AZEITE COM NOZES
Ingredientes
10 unidades de nozes sem casca e lavadas para tirar os resíduos
400 ml de azeite extravirgem
100 ml de óleo de milho
Modo de preparo
Coloque as nozes em um recipiente esterelizado e derrame o azeite e o óleo por cima. Tampe bem e aguarde 2 meses para consumir. Guardar em local fresco e ao abrigo da luz.

AZEITE PROVENÇAL
Ingredientes
Alecrim seco a gosto
Tomilho seco a gosto
Manjericão seco a gosto
Casca bem tirada de uma laranja - lave bem
500 ml de azeite extravirgem
Modo de preparo
Coloque as ervas e a casca de laranja em um vidro esterelizado. Aqueça um pouco o azeite em fogo baixo- sem ferver! Coloque o azeite no vidro tampe bem. Aguarde uns dias para incorporar o gosto. Dura aproximadamente 3 meses, guardado na porta da geladeira.
Sucesso nos preparos! Bom apetite! Saúde!

Site: http://www.cybercook.com.br/

2 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

Aiiii Ângela...que delícia! Sempre adorei azeite e degusto, muitas vezes, assim como sugeriu: num bom pão. As últimas garrafas diferentes e saborosíssimas que consumi, meu filho trouxe lá de Israel (que tem muiiiiiiitas oliveiras também)com temperos, especiarias de lá, que não vou saber te contar. A não ser que era dos deuses...
Aqui, mesmo sendo "novata" PARABÉNS! Hoje é nosso dia: DIA DO BLOGUEIRO! Esse povo inventa de um tudo, né? rsrs
Beijuuss,iluminada, n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Angela Fonseca disse...

Celebrar é sempre bom! Deveríamos ter dia de tudo: da mulher, do homem, do blogueiro, dos simpáticos, dos alegres, dos verdes, dos azuis, dos qualquer coisa, enfim, dia para comemorar sempre, que a vida é o maior barato. Se conseguir as receitas de seus azeites, mande para mim, ok? Bjs 1000