segunda-feira, 22 de março de 2010

Rapidinhas da cozinha

Sabia? Hoje é o Dia Mundial da Água! O que você anda fazendo para cuidá-la com o carinho que merece? Dia de refletir e partir para a ação concreta. Viva a água, de onde todos viemos!

Sou uma blogueira insipiente. Ainda não sei usar os recursos que incrementam tanto os blogs chiques que visito, mas vou aprender, prometo. Em breve, também estarei enfeitando com capricho a minha cozinha e as notícias que envio dela.
Por enquanto, tento passar conteúdo de qualidade, já que minha proposta é cuidar da saúde de quem me lê assim como cuido da minha, sem perder o prazer da boa mesa.
Agora, ideias fervilham! Há noites em que demoro a pegar no sono, pensando no próximo post e em como vou abordar o item seguinte. Tento fazer uma coisa sensata, que tenha uma sequência interessante, no entanto, nada rigorosa. Penso que é mais agradável para todos.
Uma das últimas intuições que tive foi criar pequenas notas com informações sazonais, apropriadas para o momento. Fiquei pensando em um nome para isso, pedi até o auxílio luxuoso dos amigos para criar alguma coisa 'simpactante' - simpática e impactante! Já escolhi: vai se chamar Rapidinhas da cozinha. Assim, toda vez que vir este título, já sabe que é uma nota de utilidade. Se gostou do nome - ou não - me conte, ou sugira outro também.
Pois então: só se fala em campanha de vacinação contra a tal gripe H1N1, ou gripe A. A imunização vem sendo feita em etapas, para prevenir sua disseminação, principalmente no inverno, quando todos estamos mais vulneráveis. Independente do nome e sobrenome do influenza, quem quer ficar gripado?
Existem alguns alimentos que auxiliam na prevenção de problemas respiratórios, reforçando a capacidade de nosso sistema imunológico. Afinal, a vacina antigripal não funciona para todo mundo, ou, por vezes, funciona apenas parcialmente. Para aumentar a chance de não se contaminar, duas boas estratégias são: lavar bem as mãos antes de levá-las à boca, ou tocar na comida, e evitar lugares de grande aglomeração. Além disso, coma mais maçãs, ameixas, brócolis, espinafre, alface e cebolas. O que esses alimentos têm em comum? Quercetina! Um poderoso antioxidante, que, comprovadamente, reduz o risco de gripe em camundongos em laboratório. Um dos pesquisadores, J. Mark Davis, da Universidade da Carolina do Sul, afirma, inclusive, que as cebolas roxas são ainda melhores, pois contêm quatro vezes mais quercetina que as outras fontes.
Pode-se consumir os alimentos crus ou cozidos, embora pareça - ainda não é conclusivo! - que o cozimento venha a facilitar a absorção do antioxidante.
Assim sendo, às cebolas! Tenho uma sugestão para que se possa ingeri-las sem o ardor e sem ficar com aquele cheiro bastante peculiar na boca: coloque um fio de azeite numa panela e frite as cebolas, picadas em quatro, formando pétalas - afirmam ser o melhor modo de cortá-las -, até que fiquem levemente transparentes. Você pode usá-las sobre saladas, carne grelhada, ou como e onde sua criatividade mandar. E aí, de sobremesa, maçãs e ameixas!
Saúde e bom apetite.

4 comentários:

foureaux disse...

Parece que vou tirar diploma de comentador número. Se não me engano, até agora, eu sempre abro a fila dos comentaristas...;-)
Seu post sobre as cebolas (y otras cositas mas) me fez lembrar Machado de Assis: "Ao perdedor, as batatas". Nào me lembro exatamente onde ele escreveu, mas faz parte do repertório de textos incomensuravelmente deliciosos do bruxo do Cosme Velho. Vale conferir!
Delícia: "rapidinhas" ganhou!
Evoé!
beijinho

Angela Fonseca disse...

Talvez você seja um seguidor mais frequente.. Ou um dos únicos! Qual o problema? Se pelo menos você está aprovietando as notícias, está perfeito! É tão viciante que já estou pensando em criar um blog novo, sobre espiritismo, com dois amigos meus. Que tal? Bjs

Regina Rozenbaum disse...

Ei Ei Ei...PERAÍ! Aí naummmmmm...eu também tô aqui rsrs Acredita que hoje tomei a vacina? Toooooodos lá do hospital (profissionais da área de saúde) e vou contar: a danada não dói prá tomar, mas o braço depois...ui,ui. TÔ com o Zé: Rapidinhas tá ótimo. Agora vou falar uma coisa: eu acho bacanérrimo vc querer abrir outro blog, mas enquanto seguidora vou ter que escolher...num consigo ler, comentar, blogueiros que tem 2, 3, 4 blogs naummmmm...Além do que, amiga, só mesmo estando aposentada...coisa que ainda tô um cadim longe...Mas se vc conseguir "gerenciar", mete bronca!rsrs
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Angela Fonseca disse...

Oi, Rê, tudo azulzinho? Você também é um dos seguidores frequentes e uma das únicas. Mas tá bom demais. São dois a aproveitar as notícias e, quem sabe? mais alguém que não comenta, né? Quanto ao novo blog, ainda é apenas um projeto na incubadora. Legal, você já está imunizada. Agora é só comer as cebolas, certo? Muitos beijos, 'perseguidora' querida