quarta-feira, 31 de março de 2010

Hora do recreio

O último post foi muito formal, recheado de informações técnicas, embora eu sempre procure dar uma leveza ao que escrevo. Entretanto, achei que merecíamos um recreio, no intervalo entre um e outro. Ou um refresco... Refresco? Pois aí vai!
Toda vez que vamos trabalhar com frutas e verdinhos crus, é bom deixar à mão todos os apetrechos e ingredientes que serão usados, porque as vitaminas se perdem muito rapidamente, como também os polifenóis - lembra do azeite? - quando expostos à luz.
Vamos precisar de 1 liquidificador ou 1 centrífuga para quantidades maiores.

Suco vitaminado de abacaxi
Ingredientes
2 fatias de abacaxi
1/2 copo de água
1 colher (sopa) de aveia em flocos
1 colher (chá) de melado
2 folhas de hortelã lavadas
(estes ingredientes são suficientes para um copo grande)
Tempo de preparo: 5 min
Calorias por porção: 189 kcal
Modo de preparo
Pique o abacaxi se for fazer no liquidificador (não precisa se for na centrífuga). Acrescente os demais ingredientes, bata e tome em seguida. Não é necessário coar.
Essa vitamina é indicada para lanches e café da manhã. Para acompanhar as refeições, deixe de fora a aveia e o melado. É um suco refrescante e diurético. Para substituir a aveia, pode-se usar ração humana. Não adquira os ingredientes para fazer a sua ração em casa, porque não saberá com certeza há quanto tempo eles já estão expostos ao ar e se oxidaram. Sugiro a ração industrializada, que vem em caixinhas. Já existem marcas confiáveis disponíveis no mercado e são, em geral, encontradas em farmácias e lojas de produtos naturais.

Suco de manga com linhaça
Ingredientes (para um copo grande)
1 colher (sopa) de sementes de linhaça
3/4 de copo de água
4 fatias de manga
Tempo de preparo: 10 min mais o tempo de molho
Calorias por porção: 190 kcal
Modo de preparo
De véspera, coloque as sementes de linhaça de molho em meio copo de água filtrada. De manhã, escorra a água em uma peneirinha e lave aí mesmo as sementes. Coloque as fatias de manga no liquidificador ou centrífuga. Acrescente a água e as sementes de linhaça. Bata tudo e tome em seguida. Se quiser, adoce - não acho necessário. A linhaça regula o intestino e alguns estudos, principalmente os da Dra. Lilian Thompson, PhD da Universidade do Canadá, demonstram que previne câncer de mama e próstata.

Agora um segredinho meu: caso vá fazer sucos com muitas frutas na centrífuga, não jogue fora o resíduo que a máquina separa. É altamente nutritivo e, além do mais, comida não se desperdiça, certo? Eu faço o seguinte: coloco numa panela o resíduo e açúcar mascavo, na proporção de 1:1. Cozinho até dar o ponto e vira uma saborosa geléia. Que tal?

Boa Páscoa, cheia de amor no coração!



2 comentários:

foureaux disse...

Com esses sucos e as suas observações, qualquer Páscoa há de ser boa, meu bem!
beijinho

Regina Rozenbaum disse...

Zé Luiz falou tudo...acrescento mais nada naummmm, a não ser meus Beijuuss no seu coração!

www.toforatodentro.blogspot.com