sexta-feira, 2 de abril de 2010

Chocólatras do mundo, uni-vos!

Amo chocolate! Não ligo muito para doces em geral, menos ainda aqueles que levam coberturas, cremes, granulados e outros atrativos que enchem os olhos de muita gente. Sei que sou minoria, mas acho bom não ficar desejando a delícia e ter que me privar dela. Agora, chocolate... Aquele tablete se transformndo em creme no calor da boca e deixando nela um sabor indefinível de gostosura e prazer... é absolutamente irresistível! Aliás, chocolate parece ser unanimidade: apenas uns poucos não gostam, ou não ligam para ele.
Pois bem. Para quem não é diabético, ou tem qualquer problema de saúde que justifique a restrição, bem como os que não querem engordar, trago boas novas:

CHOCOLATE VIRA REMÉDIO
Novas evidências provam que o chocolate faz bem à saúde.
Pode diminuir a pressão arterial. Pesquisadores do Hospital Universitário da cidade de Colônia, na Alemanha, deram a 44 pessoas com hipertensão arterial branda e limítrofe o equivalente a 30 calorias de chocolate meio amargo ou branco por dia. Após cerca de quatro meses, o número de pessoas que comeram chocolate meio amargo e tinham hipertensão caiu de 86% para 68%. De acordo com os cientistas, é provável que os resultados tenham sido causados pelo efeito antioxidante do chocolate meio amargo (meu favorito!).

Pode ajudar a queimar gordura. Homens que gostam de chocolate têm saúde melhor do que os que não comem a guloseima, dizem os médicos da Faculdade de Londres e da Nestlé. Durante cinco dias, um grupo de 22 jovens saudáveis comeu exatamente a mesma coisa. Metade acrescentou chocolate à dieta e a outra metade comeu pão. Testes de sangue e de urina mostraram que os amantes do chocolate processaram comidas gordurosas mais facilmente e tinham níveis mais baixos de colesterol LDL (o ruim).
Comer chocolate de vez em quando pode trazer benefícios de longo prazo, mas só se acompanhado de uma alimentação saudável. "O que não pode é comer chocolate o tempo todo e ficar sentado no sofá vendo TV", adverte o Dr Sunil Kochlar.
(Autoria: Cynthia Dermody, jornalista, divulgadora de resultados de pesquisa sobre alimentação e saúde)

Há vários cientistas hoje pesquisando o chocolate como alimento funcional. (Penso que são chocólatras como nós!) Tenho lido sobre o assunto com frequência em publicações diversas. O que já se sabe é que o chocolate em pequenas quantidades diárias melhora a memória e o funcionamento geral do cérebro. Quanto ao humor, não há dúvida: ele aumenta a produção de endorfinas - os hormônios do prazer - no cérebro.
Portanto, vamos celebrar a Páscoa como bem merecemos: comendo chocolate! Dá até para abusar um pouquinho, já que é festa e ninguém resiste. É só compensar no dia seguinte, tomando muitos sucos, comendo abacaxi e outros 'alimentos-vassouras' para desintoxicar.
Boa Páscoa para todo mundo e para o mundo todo!

6 comentários:

foureaux disse...

Sretan Uskrs!!!
Não sou chocólatra, mas sou sócio do mesmo clube que você; não dá pra "descrever" o prazer do sabor do chocolate. Ou dizendo de outra forma: o sabor do prazer que o chocolate dá. Falando nisso, lembro-me de uma cena pra lá de erótica e sensual, do filme A prima Bete (não me lembro se é esse mesmo o nome em Português). O filme é com a Jessica Lange, baseado numa novela do Balzac, homônima. A dita cena é numa cama, regada a chocolate... Ui!
beijinho

Angela Fonseca disse...

Não é erótico deixar o chocolate derreter na boca e depois dar um beijo lambuzado? Ui! Chocolate é um pecado delicioso! E ainda faz bem, pode? Bjs

Guma disse...

Olá Angela,
Para além dos bons conselhos que deu a terminar, acrescento aí meia hora de caminhada cinco dias por semana.
Ou em alternativa começar pelo beijo lambuzado e...
Kandandos e alegria, com muita paz nesta Páscoa.
Grato pela presença generosa e tão amável que tenho no meu humilde espaço recebido.

Angela Fonseca disse...

Querido Kimbanda, seguir você no seu blog também é puro deleite. Você escreve coisas lindas, boas demais de ler. Inspiradoras...
Quanto à caminhada, concordo com você. Caminhar é um excelente exercício: faz bem para a saúde e pode-se ver lugares bonitos e conhecer pessoas interessantes. Beijo (lambuzado não pode que meu marido fica enciumado rsrsrs).

Regina Rozenbaum disse...

Aqui ó, tô começando a ficar enciumada rsrs Pópará rsrs Eu gosto de doces (aqueles de aniversário de criança, sabe?)não sou muito de tortas, bolos, pavês e cia.ltda naummm. Chocolate é um outro capítulo, à parte, que nessa história aqui de beijuuss lambuzados, aiaiai, JESUS ME ABANA!!!!
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Angela Fonseca disse...

Má nun é? Fica com ciúme não: Kimbanda estava apenas dando uma sugestão rsrsrs, tá certo? Adoro o que ele escreve, tão lindo! É uma pessoa muito sensível, trabalha inspiradamente com a palavra e estou gostando segui-lo. Chocolate é mesmo uma coisa joe... qual? Joe tro mundo! Bjs