domingo, 7 de novembro de 2010

Dieta do Dr. Arnot contra o Ca de mama: últimas recomendações

(imagem do google)
Comecei, algumas postagens atrás, a repassar as decobertas do Dr. Bob Arnot contra o câncer de mama. É um estudo criterioso, como já mencionei, e em causa própria, já que sua esposa tem história familiar deste tipo de câncer.
Como comer é uma necessidade básica do ser humano e 'somos aquilo que comemos', de acordo com o saber popular, a abordagem do Dr. Arnot vem a propósito e converge com a palavra dos especialistas na área de saúde, que afirmam que o aumento desta doença no mundo se deve, entre outras razões, a fatores ambientais, aí incluída a alimentação.
Ao final de seu livro, The breast cancer prevention diet, ele elenca uma série de medidas saudáveis em todos os sentidos, inclusive na prevenção de doenças degenerativas. São elas:
1. Reduza a insulina - Há evidências científicas de que altos índices de insulina estão ligados ao aparecimento deste tipo de ca. Se a mulher apresenta um ganho de peso após os 30 anos, com obesidade abdominal, aumenta o risco para a doença na pós-menopausa. Em pesquisa do St. Thomas's Hospital em Londres concluiu-se que muita insulina no sangue estimula o crescimento de ca pré-existente. Como reduzir o nível da insulina: evitando gorduras saturadas, reduzindo a obesidade na parte superior do corpo, praticando exercícios físicos, reduzindo a ingestão de açúcar e carboidratos simples no dia a dia. Esta é uma medida duplamente saudável, pois reduz o índice glicêmico nos portadores de diabetes tipo II. Meu conselho: substitua doces por frutas o máximo que conseguir. E quando der 'aquela' vontade, coma sem culpa, mas só um pouquinho, combinado?
2. Aumente a ingestão de fibras solúveis - De acordo com estudos conduzidos no Memorial Sloan-Kettering, um centro de pesquisas nos EUA, chegou-se à conclusão de que a ingestão de fibras é um das mais importantes medidas na prevenção de todo tipo de ca. No caso da mama, descobriu-se que elas interrompem o percurso do estrogênio - combustível de tumores -, reduzindo seu nível no sangue. Na minha opinião, fibras são excelentes também em outro aspecto: elas promovem a eliminação mais rápida dos alimentos ingeridos, impedindo que as toxinas do aparelho digestivo caiam na corrente sanguínea e sobrecarreguem o sistema imunológico. Para que isto funcione, beber muita água é de suma importância, pois as fibras boas são hidrossolúveis. Como aumentar o consumo de fibras - a OMS andou divulgando que a quantidade ideal de fibras é conseguida através da ingestão de 9 - isso mesmo, 9! - porções de frutas, legumes e verduras/dia. Quanto mais variado for este cardápio, e quanto mais colorido, mais eficiente. De quebra, você protege o coração e o sistema arterial. Atenção: arroz e feijão não contam, são muito processados no preparo.
3. Reduza a carga oxidativa - Neste caso, a medida é também preventiva: impede o início do ca no organismo. Sabe-se hoje que as substâncias oxidativas são responsáveis pelo aparecimento de quase todas as doenças. Como reduzir esta carga - vegetais e frutas são os alimentos por excelência no combate à oxidação. Ela é um processo natural do corpo que ocorre à medida que vamos vivendo, mas pode-se reduzi-lo significativamente e manter a saúde por muitos anos enchendo o prato de antioxidantes. Esta ingestão deve ser distribuída ao longo do dia, para que possa ir fazendo a sua varredura sem interrupção. Algumas pessoas acreditam que a ingestão de suplementos vitamínicos vá resolver - e até substituir! - o serviço prestado pelas frutas e vegetais. Não se iludam: isso não ocorre, porque as substâncias sintetizadas são mais facil e rapidamente eliminadas pela urina. E o exagero no consumo de vitaminas pode ser mais oneroso que benéfico: elas também podem oxidar o organismo. O bom mesmo é a proteção aliada ao prazer, ou seja, sabor e saúde. A beleza vem por acréscimo, graças a perda de peso, incremento da textura de pele e cabelos, brilho nos olhos, cor nas bochechas e a sensação - real! - de vigor físico.
4. Reduza o peso - Novamente o Memorial Sloan-Kettering a nos alertar para o papel do aumento de peso no aparecimento do ca em qualquer idade. Não por acaso, o surto de obesidade tem vindo acompanhado de um aumento nos índices de certos tipos de ca, inclusive o de mama, acometendo pessoas cada vez mais jovens. Gordura corporal, especialmente no abdomen, transforma-se em estrogênio e sua sobrecarga é um gatilho para detonar a doença. Como reduzir peso - todo mundo que luta contra o peso, a grande maioria de nós, a propósito, até porque importamos um padrão de magreza e, hoje, o must é ser slim - vejam, até os termos são importados... - conhece alguma dieta fan-tás-ti-ca para reduzir medidas. Cuidado! Nem tudo que reluz é ouro. A perda de peso, digamos, apressada, principalmente com o apoio de substâncias químicas, geralmente tende ao fracasso. Bom mesmo é você procurar um endocrinologista sério e/ou um nutricionista que conheça bem as doenças degenerativas, inclusive o câncer, e, juntos, adotarem um programa que vá funcionar de verdade. Para quem está levemente acima do peso, publiquei uns dias atrás uma lista de bons hábitos que irão ajudar se forem seguidos com honestidade. O título é Emagrecendo de Maneira Saudável.
5. Reduza o consumo de alcool - Até beber vinho, hoje considerado um hábito saudável por causa do resveratrol, uma substância antioxidante, deve ser levado em consideração pelo portador de ca. O mesmo resveratrol está presente também no suco de uva, que é uma alternativa muito mais saudável para quem quer se cuidar. Na verdade, a ingestão diária de alcool é um dos mais perigosos fatores no aparecimento de vários tipos de ca. O alcool é convertido, no corpo, em acetaldeído, que causa câncer em cobaias. Além disso, diminui a capacidade do organismo de metabolizar o ácido fólico, o que, por sua vez, afeta a regulagem dos genes, detonando mutações. O fígado tem, entre tantas, a função de tirar o estrogênio de circulação; quando debilitado pelo alcool, não é capaz de fazê-lo. Como reduzir o consumo - a dose mais segura é 'nenhum alcool', mas, se você for beber, faça-o raramente e com bastante moderação.
6. Aumente a produção de vitamina D - Não por acaso o ca de mama acomete mais as mulheres do hemisfério norte que as que vivem ao sul do Equador. É lá que, durante alguns meses do ano , o sol desaparece do cenário. O que isto tem a ver? A maior fonte de vitamina D é a luz do sol, nosso querido astro-rei, que dá vida a tudo sobre a Terra. Um estudo do Massachussets General Hospital mostrou que 59% dos pacientes hospitalizados tinham deficiencia de vitamina D. Isto está ficando comum por aqui, por duas razões principais: primeiro, as pessoas estão ficando confinadas em escritórios, em casa, nos seus carros e até mesmo os exercícios físicos são praticados nas academias, longe da luz solar; e, segundo , mas não menos importante, o aumento dos índices de ca de pele têm desencorajado a exposição ao sol. Além do que os protetores solares são o que se chama de 'faca de dois gumes': protegem a pele mas impedem a fabricação da vitamina. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Então, como aumentar a produção de vitamina D? Banhos de sol curtos - cerca de 10 minutos -, nos horários seguros, ou seja, antes das nove da manhã e depois de quatro da tarde, observando-se aí as mudanças do horário de verão, e tomados sem protetor solar são suficientes para usufruir deste potente antioxidante e estimulante do sistema imunológico. No caso de você não poder, definitivamente, se expor ao sol, há o recurso dos suplementos, mas NUNCA se esqueça: sempre sob recomendação médica!
7. Pratique exercícios - Não é necessário dizer que o nosso corpo não foi feito para ficar parado. Mas é o que mais fazemos hoje em dia, seja no trabalho, nos deslocamentos, em casa. Depois de um dia estressante - mas com o corpo ocioso -, é sedutor chegar em casa, preparar uma comida qualquer e ir comê-la na frente da tv. Nada mais perigoso para a saúde!
No caso do ca de mama, o exercício físico desempenha um papel preponderante na prevenção de recidivas, ou seja, a volta do tumor. De acordo com estudos conduzidos na Noruega, com 25.000 mulheres, 4 horas de exercício por semana reduziram em 37% o risco de desenvolver a doença. Preciso falar sobre como praticar exercícios? Vamos combinar que caminhar é o tipo de atividade aeróbica mais democrática que existe: qualquer pessoa que não seja portadora de uma deficiência física impeditiva pode praticá-la. Se for em um lugar bonito, prazer duplo: caso não seja, a caminhada em duplas, ou em grupo, pode transformar-se em verdadeiro lazer. Além disso, temos o ciclismo, a natação, a hidroginástica - que é ótima para quem está tomando tamoxifeno, pois estimula a circulação de retorno e, assim, previne a formação de trombos - como opções igualmente saudáveis. O mais importante é uma avaliação clínica antes de começar, a definição de um programa que seja adequado - e prazeroso! - para cada um e o progressivo aumento do esforço. Com isso, estamos também fortalecendo os ossos, perdendo peso e ficando mais bonitos e dispostos.
Postagem enorme esta, não? Eu sei. Mas esta é para ser lida muitas vezes, se você realmente quiser prevenir doenças, ou, no caso de já ter sido acometido, curar-se e/ou melhorar sua qualidade de vida. Vamos todos morrer, disso temos absoluta certeza. Só não sabemos quando e como. Mas podemos dar uma mãozinha para a saúde e aumentarmos nossa permanência sobre este lindo planeta azul.
Saúde! Salud! Saluti! Good health! Para todos vocês, com carinho.

5 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

Amigamada, iluminada!
EU TÔ DENTRO do número 04!!! Quatro meses sem exercícios físicos plus delícias diversas= estrago rsrs. Amanhã retorno com força total e que ELE me ajude nessa empreitada rsrs.
Beijuuss ILUMINADOS n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Angela Fonseca disse...

Você é persistente, vai consertar tudo rapidinho. Ele, com toda certeza, vai estar ajudando. Beijinhos.

Cristina disse...

Ângela, que dicas boas hein! Eu preciso melhorar tudo! Vou sempre passar por aqui e reler para não esquecer. Tenho que me exercitar com urgência! Fica com Deus e boa semana! Bjsssssssssssssss

ClaudiaV disse...

Definitivamente o exercicio fisico vai ser uma das minha prioridades depois do combate ao bicho... isso e apanhar o tal pedacinho de sol, uma pessoa fica realmente muitas horas fechadas no local de trabalho!

Angela Fonseca disse...

Cláudia V, que bom que você acabou de chegar e já está usufruindo do que eu publico aqui. Fique à vontade, a casa é sua e dê os palpites que quiser. Beijos.
P.S. Tira logo e de uma vez esse 'bichinho' e recomece a viver!