sábado, 13 de novembro de 2010

Hipertensão: livre-se desse inimigo oculto

(imagem da internet)
O marido de uma amiga tem pressão alta. Ela, amorosa e atenta, me pediu uma sugestão de dieta para ele, que, segundo consta, é um cozinheiro de primeira linha. O interessante nesta história é que, geralmente, a recomendação para hipertensos é reduzir, ou mesmo, cortar o sal. Esta é uma ótima medida para todos nós, porque sal em excesso é inimigo da saúde em geral. No entanto, há outros recursos que podem auxiliar os hipertensos a manter a pressão sob controle e resolvi postar isto aqui, porque poderá ajudar mais pessoas. Na minha modestíssima opinião - que não é científica, apenas baseada na observação -, os problemas decorrentes da hipertensão envolvem distúrbios renais e reumáticos, além dos cardíacos e coronarianos, num segundo momento. Portanto, uma atenção mais criteriosa às alterações de pressão acabam por evitar outros males.
A ilustração acima é didática e mostra que o controle da pressão arterial passa por caminhos muito semelhantes às recomendações gerais para a manutenção da boa saúde. E há os alimentos funcionais, que aliados à medicação específica, auxiliam o paciente hipertenso. Vamos a eles.
No mundo das frutas, temos o abacate, que evita males secundários, como artrite e gota. Como é uma fruta oleaginosa, deve ser consumida com moderação. Gosto de inventar moda e ficar experimentando novas possibilidades para velhas receitas. Costumo bater meio abacate no liquidificador, com caldo de meio limão. Vira um creme bonito, que pode ser comido sozinho, ou servido como acompanhamento para saladas, substiuindo a maionese, que não faz nada bem à saúde. Aí você coloca os temperos que quiser: com chili, por exemplo, é ótimo. Aliás, pimentas em geral são ótimas para a circulação do sangue, excetuando-se a pimenta-do-reino.
A banana é uma fruta de muitos recursos: nutre, é calmante e , se comida à noite, induz ao sono. Ela é uma excelente fonte de potássio, que equilibra o metabolismo e a absorção do sódio, base do sal de cozinha.
A melancia contem uma substância, a cucurbitina, que é hipotensora, porém, como é um pouco indigesta, deve ser consumida em quantidade moderada de cada vez. Batida com água e hortelã, dilui e dá um suco delicioso.
O damasco seco dá uma boa mão ao trabalho dos rins. Costumo comer três por dia, bem lavados para tirar qualquer microorganismo, já que é vendido no peso.
O limão, de preferência o rosado, também conhecido como limão ferra-fogo, ou limão-capeta, é um aliado do hipertenso. Atenção apenas aquelas pessoas que sofrem com problemas estomacais, porque é muito ácido.
Lá no comecinho do meu blog, em março, há três postagens sobre o azeite de oliva extravirgem, que é considerado uma gordura 'do bem', portanto, aliada do hipertenso. Já a azeitona, matéria prima do óleo, deve ser evitada, porque a conserva é muito salgada.
No reino dos vegetais, três deles são, por excelência, hipotensores. O agrião, por ser diurético, que deve ser consumido sempre cru, pois no cozimento perde sua propriedades medicinais. A salsa, também diurética, usada em infusão: colocar 30 gramas de sementes em 200 ml de água fervente, deixar descansar por 10 minutos. Filtrar e beber. Muito cuidado, porém, na hora de comprar as sementes. Aquelas vendidas em pacotinhos para plantio costumam ter agrotóxico sistêmico agregado. O ideal é ter uma mudinha num vaso, deixar crescer até dar flores, separar as sementes, desidratá-las no forno e guardar para o chá. Por último, o alho, usado do jeito que preferir, como tempero, como ingrediente, ou puro mesmo. Tenha apenas o cuidado de não fritá-lo, ou cozinhá-lo por mais de seis minutos, pois perde seu princípio ativo, a alicina. O ideal é usá-lo ao final dos preparos.
E por fim, que me perdoem os carnívoros: carne vermelha é um veneno que deve ser evitado por hipertensos. Brasileiros, em geral, não conseguem imaginar reuniões sem churrasco, geralmente regado a cerveja - combinação perigosa. Quem tem pressão alta deve ter cuidado, porque a carne do churrasco é temperada apenas com sal e, por isso, costuma-se exagerar na quantidade. Não consegue resistir à carne vermelha? Coma com muita moderação: talvez um bife magro, grelhado, temperado com manjericão, caldo de limão e um pingo de molho shoyu. Fica saboroso e o estrago é praticamente nenhum, se você comer, no máximo, duas vezes na semana. E MUITO CUIDADO com embutidos em geral, que, além de hipertensivos, são também cancerígenos.
Fique longe do tabaco, tão prejudicial ao organismo como um todo; reduza o colesterol, se for o caso; e viva de olho nos rótulos dos produtos industrializados, para escolher os que têm menor teor de sódio.
Use e abuse das ervas culinárias, dê preferência ao sal marinho - encontrado em lojas de produtos naturais -, evitando o refinado, e experimente o chamado Sal Light, já disponível nas mesmas lojas, e que é uma combinação equilibrada de sódio e potássio. Evite frituras, principalmente aquelas vendidas como tira-gosto, tipo chips, que contêm muito sódio. Quem é hipertenso e também diabético, deve evitar o uso de sacarina e/ou ciclamato sódicos. Prefira a stévia de boa procedência, que não contem nenhum outro edulcorante. Cuide bem da sua pressão. Seu corpo todo agradece.
Em tempo: as informações contidas aqui são uma compilação de artigos em livros, revistas científicas e não-científicas, conversas com profissionais de saúde e nutrição, dentre outras fontes.

2 comentários:

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Maravilhoso.

Dicas simples, praticas, e porque não sem sacrifícios. Cuidar da saúde comendo.
..... Mangia che te fa bene!
Beijos
wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

Cristina disse...

Ângela
Hipertensão é coisa séria mesmo. Convivi com isso toda a minha vida com minha mãe e meu marido tb tem. Os remédios para hipertensão retiram muito o potássio do organismo e como vc falou a banana ajuda a repor. A hipertensão não cuidada, pois na maioria das vezes é silenciosa, causa danos irreversíveis aos rins, fora o risco de avc e enfarto. Então vamos prevenir melhorando nossa alimentação e quem já é tomar corretamente as medicações. Eu estava com saudades,eu me ausentei, pois não estava muito boa emocionalmente, mas voltei. Fica com Deus e bom feriado. Bjsssssss