domingo, 14 de novembro de 2010

Magia dos blogs

(imagem da internet)
Acabei de ver o filme "Julie & Julia". Quando decidi iniciar um blog sobre comida, meu amigo, professor de literatura, que já o havia visto na Croácia em 2009, quando foi lançado, me disse que eu deveria assisti-lo. Não o fiz de imediato. O tempo foi passando e, com a minha preguiça de ir ao cinema, acabei deixando para ver o filme em casa, onde posso pausar a vontade, assistir parte num dia e a outra parte no dia seguinte, ficar enfiada numa calça jeans e camiseta e sentar esparramada no sofá. Tenho uma prima - meu marido a trouxe para mim quando nos casamos - que afirmava adorar salas de cinema, pois lembravam-lhe a infância, quando o pai, um cinéfilo contumaz, a levava para ver todos aqueles belos filmes europeus que a gente não encontra nas locadoras. Ela dizia que os cheiros, o tapete felpudo do chão, as cortinas de pano e as cadeiras de couro a remetiam a um tempo muito feliz e cheio de glamour. Quem viu o filme Cinema Paradiso sabe do que estou falando. Esse tempo, infelizmente, acabou. Hoje as salas são todas dentro de shopping centers, todas iguais, sem qualquer charme; o som é estridente e o tapete são milhares de pipocas e poças de Coca Cola, que nós, com nossa mania de achar que "o que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil" acabamos por adotar como companhia para uma sessão de cinema. E achando um sucesso. Por isso a preguiça...
Voltando ao filme: hoje, ao vê-lo entendi o porquê da sugestão de meu amigo. Para quem ainda não viu, é mais um trabalho magistral de Meryl Streep, essa mulher e atriz maravilhosa que tem dedo de Midas: onde põe as mãos - e o talento -, vira ouro puro. A personagem, Julia Child, é uma mulher de diplomata que vive em Paris e quer arranjar ocupação criativa para seu ócio. Após inúmeras tentativas, é aceita como apendiz, para desvendar os segredos da cuisine française, no famoso Le Cordon Bleu. Seu alter ego, uma gracinha chamada Amy Adams, enche a tela de graça e simpatia. Ela faz Julie Powell, uma jovem frustrada porque todas as suas amigas de escola são mulheres bem sucedidas e ela é uma funcionária pública que trabalha ouvindo queixas de cidadãos. Apaixonada pelo livro de Julia e incentivada pelo marido, resolve começar um blog, decidida a testar e publicar 524 receitas durante um ano, todas elas do livro de Child. A história segue, entremeada por cenas engraçadas e tocantes do cotidiano de ambas e, ao final... bem, o final não conto, porque quem ainda não viu deve ver: é, digamos, saboroso - em duplo sentido!
Dizem que é o primeiro filme sobre blog e achei interessante que seja sobre comida, território no qual tantos se aventuram. Inclusive eu. Guardadas as diferenças - o blog de Julie Powell é para gourmands, o meu é sobre alimentação e saúde - as questões são exatamente as mesmas: será que alguém vai ler? será que alguém vai comentar? será que vou atingir meu objetivo inicial?
Hoje, sem a ansiedade do começo, posso afirmar que, neste primeiro ano - período em que me propus testar -, o retorno foi além das minhas expectativas. Conheci gente, fiz novos amigos, me surpreendi com os visitantes das mais diferentes e distantes regiões do planeta e vou conseguindo ajudar as pessoas a comer melhor e manter a saúde.
Vou continuar no ano que vem? Sim! E quero mais: mais amigos, ser útil a mais gente e continuar a pesquisar sobre um assunto que já me interessa há tanto tempo.
Sabe aquelas listas de final de ano, na qual fazemos propósitos para o ano seguinte? Pois é: este blog estava na lista de 2009 para 2010. Vai continuar na lista!

3 comentários:

Drica disse...

Olá ANGELA!!
OBRIGADA PELAS DICAS DE ALIMENTAÇÃO.O LIVRO AGAPE É MUITO BOM VOCÊ VAI GOSTAR.
EU TAMBÉM ADOREI O POEMA É MUITO LINDO!!!!!!!
BOA SEMANA FIQUE COM DEUS.
BEIJO.

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Fiquei curiosa, vou assistir.
Um bom feriado para você.
Bjs.
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

Regina Rozenbaum disse...

Então... vamo que vamo que temos muiiiiito o que fazer!!!!
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com