quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Orégano: tempero da alegria :-)



(imagem do google)

Oros ganos, alegria da montanha. Era assim que os gregos chamavam aquela plantinha que subia pelos morros e perfumava o ar. Acreditavam que havia sido inventada pela deusa Afrodite como símbolo da felicidade. Usavam o óleo após o banho para massagear a testa e o cabelo. Já no antigo Egito, era bem conhecido o poder de cura do orégano. A Europa veio a conhecê-lo a partir da Idade Média, onde foi introduzido como 'erva para perfumar', utilizado nas águas de banho e em sachets dentro dos móveis. Foi, também, usado combinado com óleos para lustrar móveis e deixá-los com bom cheiro. Bem mais tarde, descobriram sua utilidade como chá, para resfriados e dores de cabeça.

Sua folha, pequenina, mas resistente, é, hoje, largamente utilizada na culinária. Nos supermercados, encontra-se as folhas secas em pacotinhos ou pequenos frascos. Mas, nas feiras livres e em mercadões é possível achar mudas de orégano fresco em vasinhos . O perfume é embriagador e abre o apetite na hora.

Aqui ele é mais conhecido como tempero de pizzas e outros pratos da cozinha italiana, inteligentemente por sinal, pois facilita a digestão. Mas, há mais usos para o orégano, Eu, por exemplo, uso em saladas que levam tomate cereja e mussarela de búfala; em torradinhas com manteiga de alho; em molhos a base de manteiga para acompanhar peixes. Para quem gosta, pode-se acrescentar chili, aquela pimenta mexicana. Fresco, eu coloco em omeletes de queijo.

Usado em travesseiros de ervas, o orégano predispõe a um soninho relaxado...

Seu uso medicinal mais eficaz é sob a forma de chá para tratar resfriados, dores de cabeça de fundo nervoso e irritabilidade. Umas gotas do óleo essencial - encontrado em farmácias de manipulação - no banho de imersão funcionam como relaxante muscular.

Se você quiser cultivar uma muda de orégano em casa, escolha um vaso longo, do tipo jardineira, pois ele é miudinho, quase rasteiro e espalha. A planta fêmea dá uma flor linda, muito decorativa. Coloque-o em lugar onde bata muito sol e molhe no máximo duas vezes por semana.

Gostou? Amanhã tem mais. Beijos

4 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

hum...hum....dilícia dimaiiiissss. Acho que pelo andar da carruagem e pela minha borracharia (MICHELIN)vou ter que me ausentar dessa cozinha!rsrs
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

ClaudiaV disse...

Adoro o sabor dos oregaos na salada! Sao deliciosos! :)

Angela Fonseca disse...

Nem pense em se ausentar, Rê! Logo você que vive me incentivando e curtindo as novidades... Nunquinhas! Beijos

Angela Fonseca disse...

Querida Cláudia V. que bom que você veio 'tricotar' nesta cozinha. Espero poder atender as suas expectativas, porque este é um espaço de todos nós. Beijos carinhosos.