terça-feira, 23 de novembro de 2010

Prece hindu

(imagem da internet)
Meus queridos, passei uma semana lá no sítio. Estou aqui de passagem, vim fazer meu trabalho e volto amanhã, ou depois. Lá é onde me renovo, em todos os sentidos. Quem me lê descrevendo minhas experiências naquele cantinho deve imaginar que é um paraíso na terra. De fato é, para mim. Não pensem, porém, que seja um lugar cheio de luxo, com hectares e mais hectares de terreno. Tenho pouca terra, mas aproveito toda ela plantando, primeiro porque quero ser saudável; depois, porque sou descendente de imigrantes italianos, de quem herdei o amor pela agricultura; e, ainda, porque amo remexer no chão, jogar as sementes, esperar ansiosamente pelos brotinhos novos surgindo e a vida se renovando.

Minha casa é muito simples - e muito lindinha, eu acho! -, do tamanho ideal para uma família de três pessoas. Mas, as paredes exalam o amor com que as impregnamos e quem já foi lá sentiu-se acolhido e feliz.

A cada temporada que passo ali - são períodos mais longos, porque meu marido e eu somos aposentados e meu filho, adulto portador de necessidades especiais - deslumbro-me com o poder de regeneração da natureza, com os espetáculos que nos cercam a cada dia, totalmente integrada com os ciclos da vida. Eu romantizo um pouco: muitas dessas experiências passariam desapercebidas aos olhos da maioria, porque talvez essas pequenas coisas sejam mesmo 'pequenas' demais para alguns olhares. No entanto, insisto em ver beleza neste lugar onde meu companheiro encontrou espaço para se dedicar a novas atividades, após ter deixado o trabalho formal; meu filho encontrou a liberdade, a leveza e a alegria que o meio urbano não lhe oferece; e eu... bem, eu estou feliz onde minha família é feliz.

Venho aprendendo, nesta existência, que o que nos faz verdadeiramente plenos não são coisas sofisticadas, ou complicadas. É preciso muito pouco para ser feliz de verdade: saúde, um cantinho sossegado, o sol sempre voltando, comida boa no prato, sono de qualidade ao final de um dia de trabalho útil, amigos queridos, livros e filmes que valem a pena serem lidos e vistos, a chance de fazer diferença na vida de algumas pessoas e, sobretudo, a PAZ.

Por tudo isso, hoje partilho com vocês uma oração que integrei à minha vida.


É maravilhoso, Senhor, meus braços perfeitos

quando há tantos mutilados;

meus olhos perfeitos, quando tantos não têm luz.

Minha voz que canta, quando tantas emudecem.

Minhas mãos que trabalham, quando tantas mendigam.

É maravilhoso, Senhor, voltar para casa

quando tantos não têm casa para onde voltar.

É bom sorrir, amar, viver, quando tantos choram, odeiam, se revoltam,

têm pesadelos e morrem sem viver.

É maravilhoso, Senhor, ter um Deus para crer

quando tantos não possuem o lenitivo de uma crença.

É maravilhoso, Senhor, ter tão pouco a pedir

e tanto para agradecer.

Assim seja.

2 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

Agradeço PAI/MÃE, criador de tudo que é, foi e sempre será... a partilha desse texto, escrito por mãos abençoadas, instrumentos de SEU trabalho e que ilumina,orienta e acalenta com amor e delicadeza a todos que dessa cozinha fazem parte...e por isso digo:OBRIAGADA!
Beijuuss, minha amada, n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Angela Fonseca disse...

Minha querida, partilhar é preparar o coração como uma mesa farta e convidar os amigos. E quando eles vêm em atitude igualmente amorosa, vira comunhão. Obrigada pelas palavras generosas. Um beijo, Rê.