segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Saboreando o réveillon

Eu estava postando sobre ervas, quando interrompi em razão das celebrações de fim de ano, para dar sugestões de ceias saudáveis a vocês. Aproveitei também para fazer meus agradecimentos e publicar minha mensagem de Natal.

Agora vem aí um novo ano e, de acordo com as supertições populares, na noite da passagem não se deve comer nada que fuce (suíno), nada que cisque para trás (aves) e nada que sangre (boi). Somente o que se movimenta para frente. Superstições à parte - porque não creio nelas -, já é tradição em minha casa, há alguns anos, preparar peixe para a ceia. Quer peixe mais tradicional nesta época que o bacalhau? Vão objetar dizendo que é muito caro, mas este ano o filé mignon é que está no topo da lista. Passo a vocês agora uma receita simplesmente de-li-ci-o-sa! Estou postando com uma certa antecedência, para que tenham tempo de conseguir os ingredientes e planejar a celebração. Aí vai ela.

BACALHAU NA NATA
Ingredientes
800 g de bacalhau de boa procedência, desfiado
500 g de creme de leite fresco
300 ml de azeite extravirgem
3 cebolas grandes picadas ou processadas
1 cubinho de caldo de bacalhau
1 pitada de pimenta branca moída na hora
Sal a gosto (Cuidado! O cubinho de caldo já é bem salgado, pois contém glutamato monossódico. Usa-se apenas para recuperar o sabor do bacalhau, que se perdeu na água)
1 purê de batatas preparado com 5 batatas grandes, alho, leite, sal e salsinha
Modo de preparo
24 horas antes deixe o bacalhau de molho para dessalgá-lo (trocar a água três vezes). Após o último molho deixar em uma tigela na geladeira por uma noite, coberto com leite integral.
Em uma panela 'quebre' as cebolas até ficarem transparentes (sem dourar) em 3 colheres de azeite. Em seguida, junte o bacalhau e o cubinho de caldo, mexendo bem até a mistura ficar integrada e quase seca. Junte o resto do azeite e a pimenta.
Em um refratário, coloque no fundo toda a nata (creme de leite fresco), uma camada de bacalhau, uma camada de purê, outra de bacalhau e por último mais uma de purê.
Coloque por cima algumas azeitonas pretas, se quiser ou gostar.
Leve ao forno pré-aquecido a 250 graus, até o creme de leite subir e a cobertura gratinar (mais ou menos 30 minutos).
Sirva com arroz branquinho, castanhas portuguesas cozidas, descascadas e levemente assadas e um bom vinho.
Acredite: foi-se o tempo em que peixe era servido apenas com vinho branco. Eu recomendo um bom vinho tinto, que faz muito bem à saúde, por causa do resveratrol, um antioxidante de primeira linha. Boas opções são um Camenere chileno (uvas colhidas a mão), ou um Sangiovanese italiano. Gosto dos dois. Para os mais puristas, um vinho do Alentejo acompanha muito bem!
Bom apetite! E que venha o Ano Novo com tudo que ele traz de bom! Beijos.

2 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

Afffff que dilícia...Affffff quantas lembranças saudosas....Afffff quanta salivação.... E com essa antecedência será que me arrisco nessa excursão de puro deleite?!?
Beijuuss, ocitocinosos, n.c.
(de repente começo pingar leite e economizo no ingrediente!rsrs)

Angela Fonseca disse...

Lembrei-me de você quando estava postando. Sabia que esta receita traria salivação e memórias... rsrsrs Simples e delicioso este bacalhau na nata, não? Delicie-se 'miando' pra lua... rsrsrs Beijão.