terça-feira, 9 de março de 2010

óleo de oliva.com

Azeite é bom com quase tudo, mes amis! Como hoje estou só de passagem pela web, já voltando para o sítio, vou deixar aqui apenas uma receita, muito chic por sinal, para dias especiais e convidados idem. Uma receita para receber, com pompa e circunstância. É muito fácil de fazer e mesmo quem nunca se arriscou a preparar um pão, e quiser tentar, vai ficar feliz com o resultado, bonito e cheio de sabor. E, de quebra, ganhará, certamente, muitos elogios por sua habilidade e bom gosto. Há alguma coisa de mágico na mistura dos ingredientes, no trabalho da massa e em toda a feitura de um pão; estou convidando você a experimentar. Voilà!

Elioti (pão de azeitonas)
Você vai precisar de:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo especial ou tipo 1; 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem; 3 colheres (chá) de fermento em pó; 1 xícara (chá) de leite de cabra; 1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroço; 1/2 xícara (chá) de cebola picada; 1 colher (chá) de hortelã fresca picada fina.
Como preparar: misture farinha, fermento e hortelã em uma vasilha e reserve. Refogue a cebola e as azeitonas levemente no azeite (o segredo é que o azeite fique o menor tempo possível no fogo, para preservar sua qualidade). Deixe esfriar e acrescente a mistura da farinha. Adicione o leite e trabalhe a massa com as mãos - a melhor parte! - até que fique homogênea e elástica. Deixe descansar por cerca de uma hora (até dobrar de tamanho). Uma sugestão minha que dá certo: abafar a massa na vasilha com um pano e colocar dentro do forno apagado. Em seguida, pré-aqueça o forno e asse em fogo alto até que fique crocante e dourado.
Esta delícia acompanha queijos e vinhos.
(Receita de Márcia Frazão, escritora dedicada às artes da magia 'do bem')

Vem mais por aí... Bom apetite! Dúvidas? Deixe sua pergunta num comentário.

4 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

Aiiii Ângela...que delícia!!! HUM HUM HUM, tô pior que o cão do Pavlov,salivando rsrs. Aqui ó, tô contando com sua energia mais que especial...
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Angela Fonseca disse...

Conte sempre com ela! Tudo vai dar certo, você vai ver! E vamos celebrar na cozinha, que tal? Bjs

foureaux disse...

Ai que fome!!!
Com o vinho californiano que vou tomar hoje, penso que ia cair super bem!

Angela Fonseca disse...

Você é muito poderoso: tomando vinho californiano no final do inverno croata, só pra matar a saudade do verão e do sol!... Vai vendo... Quando voltar, faremos um pão desses pra comemorar, que tal? Inté. Bjs