quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Rapidinhas da cozinha: esclarecimento

(imagem da internet)
A partir do comentário e da dúvida de uma amiga querida a respeito do louro, venho aqui esclarecer e o faço em nova postagem para que todos possam se beneficiar da informação.

Laurus nobilis, ou seja, louro é uma denominação geral para vários tipos da planta. Dentre os subtipos, só um é comestível: o nosso conhecido, chamado sweet bay (baía doce). Os demais são todos venenosos. Por isso, minha sugestão é:
1) não comprar louro, ou qualquer outra erva, nos chamados 'raizeiros', a menos que seja pessoa conhecidamente idônea e em quem você confie, ou que tenha um estabelecimento regular e legal para a comercialização dos produtos;

2) para temperar, fazer chá, ou qualquer outro uso para INGESTÃO, utilize as marcas disponíveis nos supermercados e lojas especializadas, que vêm em saquinhos, desidratados e garantem a segurança do produto. Lembre-se que, como foi dito, a planta é levemente narcótica e deve ser utilizada com cuidado e de acordo com a indicação.

A fonte da informação sobre o sweet bay é:
HERBS. DK Pocket Encyclopedia. Contributing editor: Lesley Bremness. 1992
Saiba mais:
Venenosas - plantas que matam e também curam
Autor: Gil Felippe
Editora Senac

2 comentários:

Cristina disse...

Ângela
Boa dica, tem que saber onde comprar, hoje em dia não dá para arriscar não é? E como vc está? O sítio? Já tá voltando? Boa quarta! Bjssssssssss

Bloguinho da Zizi disse...

Olá
vim conhecer a sua cozinha, por indicação da Regina do To fora to dentro, e gostei muito do seu cantinho.
Já que vc gosta tanto de um temperinho, veja o que mais o Laurus Nobilis faz por nós.
http://www.fsg.com.br/florais_detalhes.php?num=17

beijinhos
Zizi